
Associação entrega Carta Aberta ao Governo
- By Fazedores da Mudança
- Visualizações: 651
Eis a carta enviada...
"Vila de Rei, 22 de Maio de 2019
Exmos. Senhores
Presidente da República Portuguesa Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa
Presidente da Assembleia da República, Dr. Ferro Rodrigues
Primeiro Ministro, Dr. António Costa
As nossas primeiras palavras são para o convidar a parar… silenciar… inspirar… expirar… sentir a mãe Terra… sorrir… e como um filho abraçando a sua mãe, agradecer por tudo o que ela nos dá.
No âmbito da iniciativa Um Minuto de Silêncio de Gratidão à Terra, é com muita humildade e esperança que nos dirigimos a Vossa Excelência, neste dia internacional em que se celebra a Biodiversidade. É conhecido que em termos mundiais a biodiversidade está altamente ameaçada e Portugal não se distancia desta realidade. Nestes tempos em que a Saúde e a integridade do planeta e das pessoas estão em risco, e em que os ecossistemas estão fragilizados e muitos deles em extinção, colocamos através desta iniciativa a atenção na importância da biodiversidade para a vida, sobretudo em contexto de adaptação às alterações climáticas, relembrando a nossa interdependência e ligação profunda a todos e ao planeta.
Através da iniciativa Um Minuto de Silêncio somos convidados a tomar consciência e a assumirmos o compromisso de fazer mais, adoptando comportamentos e modos de vida felizes e sustentáveis, para garantir que nós e as gerações futuras acedam à Saúde e ao Bem-Estar. Esta é uma iniciativa de âmbito nacional organizada pela Associação Fazedores da Mudança, em que se propõe um minuto de silêncio, no presente dia, com o foco de agradecimento à Terra.
Mais de 50 000 pessoas, a nível individual ou enquadradas por 324 organizações, com especial destaque para as crianças e jovens, registaram-se na mesma. Contudo, pela informação que nos vai chegando, sabemos que estamos muito perto dos 60.000. Uma boa surpresa ocorrida, entre muitas outras, foi ver escolas de Moçambique, Brasil e Macedónia a juntarem-se a nós neste Minuto de Silêncio. Muito importante também tem sido o caminho percorrido, em que reforçámos as relações ao nível local, criámos laços e pontes de diálogo, unindo um país num mesmo propósito – agradecer à nossa querida mãe TERRA por tudo o que ela tão gentil e generosamente nos oferece para podermos viver e florescer enquanto seres humanos.
Tal como aconteceu no plano local, tomamos agora a liberdade de lhe oferecermos um móbile de tsurus da gratidão, para que simbolicamente, possa ter ainda mais presente, em cada gesto seu e em cada decisão no exercício das suas funções públicas, esta urgência de cuidar da Terra e da biodiversidade.
Finalizamos esta carta, certos da sua atenção e com a mesma esperança e humildade com que a iniciámos. Esperança por acreditarmos que cada ser humano tem em si, o potencial da mudança e que a sociedade, como coletivo, está em evolução.
Juntos, agindo de forma mais consciente e co-responsável, seremos capazes de criar as melhores condições, em nós e no que nos rodeia, para que um mundo mais bonito possa emergir e materializar-se. Um mundo que a nossa mente recusa, mas que os nossos corações sabem ser possível.
Com um abraço do tamanho do universo, desejamos…
Dias Felizes plenos de Sabedoria
Paula Alves | Presidente da Direcção Associação Fazedores da Mudança
(22 Maio 2019)
........
No caso da Assembleia da República a carta foi ainda despachada para as seguintes Comissões:
7ª - Comissão de Agricultura e Mar
8ª - Comissão de Educação e Ciência
11ª - Comissão de Ambiente, Ordenamento do Território, Descentralização, Poder Local e Habitação.