Informação de Saúde: mudar... em direção a quê?
- By Fazedores da Mudança
- Visualizações: 1040
Conta uma história que a dois comandantes de navio foi dada uma missão.
Ao primeiro foi-lhe pedido que fosse para o oceano e se desviasse dos icebergs. Ao segundo também lhe foi dito que fosse para o oceano, mas com o objetivo de chegar a um outro continente.
O primeiro comandante partiu numa navegação sem rumo só tendo que se preocupar com o curto horizonte para ver se existiam icebergs e desviar-se deles. Tal como o primeiro, o segundo comandante tinha que se preocupar com a navegação de curto horizonte, contudo ele não perdia do seu campo de visão o ponto onde tinha de chegar: o outro continente. Mesmo afastando-se do caminho inicialmente traçado para se desviar dos obstáculos, acabava sempre por ajustar a sua rota em função do ponto definido para a chegada.
Penso que esta história é bem exemplificativa do que sinto ser importante ter presente quando falamos de Informação de Saúde e Mudança. Não basta falar que é preciso mudar. É preciso sabermos onde queremos chegar e para isso não nos podemos deixar de questionar: em que mundo queremos viver? Que sociedade queremos construir?
Ler Artigo completo de Paula Alves, Presidente da Associação Fazedores da Mudança AQUI.
http://acessoainformacaodesaude.pt/images/Noticias/RFR_Artigo_Paula_Alves.pdf