INFORMAÇÃO DE SAÚDE: Mais Transparência, Melhor Decisão

Descrição

O conceito de literacia em saúde é atualmente entendido como integrador de vários níveis de capacitação.O primeiro diz respeito à obtenção da informação (sobre saúde e de saúde).Trata-se de capacidade essencial que condiciona os restantes níveis.Ora, este é o nosso foco– as questões ligadas ao acesso à informação de saúde.

Em Portugal nunca se fez nenhuma campanha de informação ou sensibilização sobre esta temática. É possível afirmar,sem qualquer risco, que a esmagadora maioria dos portugueses não conhece os seus direitos em matéria de acesso à informação (de saúde). Mais:não existe qualquer suporte (escrito ou digital) que sistematize toda a informação relativa a esta temática – tornando-a acessível (ou mais acessível).

Envolvendo cidadãos, dirigentes, profissionais de saúde e do social e decisores políticos, pretende-se criar e desenvolver a Campanha INFORMAÇÃO DE SAÚDE: Mais Transparência, Melhor Decisão.


Principais Objectivos

- Aquisição de maior consciência/capacitação dos cidadãos para conhecer/aceder à informação de saúde, direitos e garantias de que podem dispor em caso de recusa de acesso;

- Assegurar maior capacitação/sensibilização dos profissionais de saúde e do social, sobre esta temática;

- Apresentar respostas concretas para a reforma do quadro legal em vigor.

Saiba mais em: www.acessoainformacaodesaude.pt


Informação Adicional

© 2014 Fazedores da Mudança.