Reconstrução do Forno

This image for Image Layouts addon


Reconstrução do Forno Comunitário

Setembro 2013 a Junho 2014

A Reconstrução do Forno Comunitário é um projeto da Associação Fazedores da Mudança desenvolvido  em parceria com a Associação ENVOLVE.Património que assegurou as filmagens e os registos para o acervo e com o apoio com o apoio da Junta de Freguesia de Vila de Rei e de todos os que doaram materiais, tempo e recursos financeiros para que tudo fosse possível.

Sublinha-se ainda, a partilha do precioso saber do Sr. Pedro da Eira Velha, o qual permitiu a reconstrução do Forno de acordo com a antiga técnica do telho.

Setembro 2013 a 10 Junho 2014, data da inauguração.

fazer aqui o esclarecimento de que o Forno é da Casa de PAx e não da Junta de Freguesia ou da aldeia, lugar onde não houve a tradição dos fornos comunitários mas sim das familias....

Partindo de um Forno antigo que estava em ruínas na aldeia da Água Formosa, pretendeu-se mostrar que a falta de dinheiro não pode ser impedimento para se Fazer o que precisa de ser feito, pois os recursos existem na comunidade e podem ser partilhados.

E foi assim que, através do Círculo da Dádiva, se reconstruiu o forno, disponibilizando-o para o uso da comunidade local e das escolas, associações e outras estruturas organizativas, formais e não formais, no âmbito da iniciativa a Escola vai à Aldeia.

  1. Ao nível dos Cidadãos:
    Aquisição de uma maior consciência/capacitação dos cidadãos para aceder à informação de saúde, nomeadamente:
    i) Onde obter informação de saúde;
    ii) Quais os direitos que possuem;
    iii) Quais as garantias de que podem dispor em caso de recusa de acesso.
  2. No que concerne aos Profissionais mais diretamente envolvidos nesta matéria:
    Aquisição de uma maior capacitação/sensibilização dos profissionais, sobre o acesso dos cidadãos à informação de saúde, reforçando o respeito e a motivação para uma maior transparência.
  3. No que respeita aos Decisores Políticos:
    Apresentar propostas concretas para a reforma do quadro legal, em vigor, aplicável ao acesso à informação de saúde.
- Campanha de angariação dos apoios e materiais
- realização de documentário / timelapse da reconstrução do Forno
- inauguração do Forno Comunitário a 10 junho
Sr. Pedro Martins da Eira Velha, todos os habitantes da aldeia e pessoas que, no Círculo da Dádiva, se disponibilizam para partilhar os seus DONS e os recursos materiais necessários para a reconstrução do Forno Comunitário.
logotipo-positivo.png
Image
Copyright © Fazedores de Mudança 2020. Todos os direitos reservados.

Search