Introdução
Este é um livro de pessoas para pessoas feito da generosidade de todos os que, na dádiva, se envolveram na partilha dos seus dons e saberes.
Ser a mudança que queremos ver no mundo é o convite que lançamos a cada um de vós e de nós. Vivemos tempos complexos com desafios à escala mundial só passíveis de serem ultrapassados se agirmos coletivamente a partir do local onde estamos. Mudar as nossas escolhas e assumirmos a nossa corresponsabilidade na forma como consumimos e produzimos os nossos alimentos é crucial para a nossa saúde e para a saúde do planeta; um sistema vivo com limites, dentro dos quais a vida humana é possível. Ultrapassar estes limites pode significar a nossa extinção enquanto espécie.
Eduardo Galeano diz que muita gente pequena, em muitos lugares pequenos, fazendo muitas coisas pequenas, mudam o mundo. É isto que propomos. Fazermos a mudança, no que está ao nosso alcance. Parece pouco, mas através de um simples prato de sopa e das escolhas a ele associadas, podemos de facto fazer a diferença.
É desta forma, com alegria, que entregamos dezoito receitas confecionadas e oferecidas com muito amor, intercaladas com dezoito mensagens cujo intuito é simplesmente ajudar-nos a melhor compreender que somos parte integrante de um todo, e que a nossa saúde é interdependente da saúde do planeta.
Paula Alves,
Associação Fazedores da Mudança