O Ciclo da Aveia e a Natureza Comestível e Curadora é um projeto da Associação Fazedores da Mudança desenvolvido em parceria com a Quercus e o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, IP. Contou igualmente com o precioso apoio dalguns habitantes da aldeia que ensinaram na prática a semear e a cuidar de todo o ciclo.

Novembro de 2016 até Dezembro 2018.

Pode parecer estranho, mas para quem sempre viveu nos centros urbanos e periferia, habituado a encontrar tudo o que precisa para se alimentar ou curar, numa prateleira de supermercado ou farmácia, não conhece a mãe-terra e tudo o que ela tão generosamente, no circulo da dádiva coloca ao nosso dispor.

No âmbito deste projeto, através da experimentação e da partilha de saberes/testemunhos, pretende-se desenvolver um conjunto de ações que permitam colocar as "mãos na massa" e aprender fazendo.

No caso da Aveia, através do empréstimo de terras, pretende-se semear e conhecer todo o seu ciclo até chegar à nossa alimentação, introduzindo aqui o cozinhar saudável e sustentável.

Principais Objectivos:

- Conhecer o ciclo da aveia, da semente até ao prato, na primeira pessoa, cuidando do solo e do ecossistema.

- Identificar as plantas locais que curam e registar os saberes.

- Identificar as plantas que são comestíveis, introduzindo receitas saudáveis e sustentáveis.

- Incentivar o empréstimo de terras no circulo da dádiva, para quem vem de fora e quer passar pela experiência de cultivar.

- Criar condições para a partilha de saberes, pontes de diálogo e convívio, entre os idosos habitantes da aldeia e todos os que vêm de fora.

- Encontrar sementes em bancos de sementes livres
- Semear aveia
- workshop sobre o ciclo da aveia
- iniciativa com a Alexandra da Quercus
Idosos, habitantes da aldeia, e todos os que se quiserem associar à iniciativa provenientes de todo o país.

notícias do projecto e do Viver a Aldeia na Aldeia

logotipo-positivo.png
Image
Copyright © Fazedores de Mudança 2021. Todos os direitos reservados.

Search