Unir e Criar pontes de diálogo, em torno do mesmo propósito que é o Cuidar. Cuidar de mim, da qualidade das que estabeleço com os outros, cuidar da comunidade, da natureza, e do Planeta.
Dar visibilidade a quem faz e ao que se está a fazer no âmbito do Cuidar da Casa Comum.
Reforçar a participação, a criação e articulação de redes locais e o incremento de processos colaborativos, em direcção a uma visão de sociedade enraizada no amor e que sabe cuidar para o bem comum.
Cuidar da Casa Comum é cuidar deste lindo planeta que nos acolhe e que de forma tão generosa nos dá tudo o que precisamos para viver, a nós e a todos os seres vivos com os quais partilhamos esta mesma Casa.
E porque acreditamos que o Cuidar começa dentro de nós, entendemos que cuidar da Casa Comum é cuidar de nós, dos outros, das nossas comunidades, da natureza. E assim, em cada gesto nosso, estamos a cuidar da Terra que também somos nós.
Eu assumo o COMPROMISSO e subscrevo aqui.
Foi em 2017 que nasceu o FÓRUM TERRA – Portugal a Cuidar da Casa Comum, ou pelo menos foi aí que se tornaram visíveis um conjunto de várias actividades que já eram sonhadas por vários Fazedores há algum tempo.
O que era para ser um programa de 2 dias, passou a ser de um mês, entre o dia da Terra – 22 de Abril – e o dia da Biodiversidade – 22 de maio.
Decorreu em todo o país com o objectivo de colocar na agenda nacional este tema, dando visibilidade ao que já estava a ser dito e feito do ponto de vista teórico-científico bem como a acção concreta nos territórios, unindo pessoas, organizações, projectos e movimentos em torno do tema e de um Fazer concreto.
"Mensagem para Portugal. SÊ um Embaixador!", "Pequenos Gestos que Cuidam!", "Juntos somos Fórum TERRA!" , “Não Conferência para Portugal a Cuidar da Casa Comum”, e o lançamento da "Carta Aberta Compromisso para Portugal + Consciente, Saudável e Feliz a Cuidar da Casa Comum", foram as principais iniciativas realizadas em 2017.
Sublinha-se que a Carta Aberta de Compromisso para Portugal mais Consciente, Saudável e Feliz a Cuidar da Casa Comum (clica aqui para mais informação e subscrição) integra a Carta Aberta das Crianças e a Carta Aberta dos Jovens resultantes de um processo participativo em todo o país que culminou com a Assembleia das Crianças e dos Jovens, na assembleia da república, no dia 10 de Maio de 2017.
Em 2018, organizámos a iniciativa “Meditação Nacional” que ocorreu em todos os distritos do país e nas ilhas dos Açores e Madeira; “Um Minuto de Silêncio com a Terra” e o início da ronda de reuniões e workshops de preparação para a campanha de mobilização nacional.
Já em 2019, lançámos a iniciativa UM Minuto de Silêncio de Gratidão à Terra, na qual participaram mais de 60.000 pessoas. Esta iniciativa repetiu-se de forma mais modesta em 2020 e 2021.
Aguardando o momento certo para um novo Fórum TERRA e campanha de mobilização nacional, continuamos escutando a Vida e preparando o caminho, dentro e fora de nós.