- By Fazedores da Mudança
- Visualizações: 704
Feliz Dia da Espiga! (e o seu significado)
O raminho silvestre perfumado e colorido que vamos apanhar ao campo é o símbolo do Dia da Espiga que se celebra hoje! No Alentejo, longe do mar e das praias, quando eu era criança, este era um dos mais belos dia do ano, pois a primavera já tinha pintado com as suas cores mágicas todos os prados, os campos, as planícies... as ribeiras ainda tinham água das chuvas de inverno e podíamos ver cágados e rãs a conviver alegremente... as raposas e das lebres saíam das tocas, as perdizes bebés deixavam os ninhos caminhando apressadas atrás das mães.... e os rouxinóis e as cotovias cantavam à desgarrada!
Nesse dia, os meus pais só trabalhavam de manhã e ao almoço juntava amigos e família no campo, numa partilha de festa e alegria, que servia para celebramos a vida e a amizade juntos, e para recolher o raminho das espigas! Tínhamos muita sorte porque nesse tempo não havia centros comerciais nem fast food e as pessoas só compravam o que precisavam, por isso a nossa maior alegria era ir para o campo para estarmos todos juntos! Os nossos corações sentiam-se livres. Ao fim do dia chegávamos a casa renovados com a alma leve e o raminho das espigas era pendurado atrás da porta principal, e ficava lá todo o ano, até ser substituído no ano seguinte por um novo ramo. Era considerado como um símbolo de prosperidade e de alegria pelas boas colheitas.
Estes eram dias que a minha alma hoje recorda com profunda gratidão e muito carinho! Os significados dos componentes do Raminho da Espiga eram estes:
- As Espigas deveriam ser sempre em número ímpar, e eram a parte mais importante do ramo. No Alentejo as espigas eram de trigo porque nesta altura os campos de trigo eram verdadeiros oceanos dourados a perder de vista. Representavam o pão, como a base do sustento da família, e a fecundidade.
- A Papoila: com a sua cor vibrante e quente a Papoila significava neste ramo o amor, e a vida! Sendo a parte mais garrida do ramo acabava por ser também a que mais depressa secava.
- O Malmequer: simbolizava no ramo a riqueza, e os bens terrenos. Isto pelo seu branco simbolizar a Prata, e ao mesmo tempo o amarelo simbolizar o Ouro.
- A Oliveira é uma árvore sagrada e a sua presença no raminho das espigas tinha um duplo significado: significava a Paz, e o desejo pela mesma! Ao mesmo tempo era o símbolo da Luz, graças ao azeite com o qual se enchiam as lamparinas que alumiavam as casas dos nossos avós e bisavós antes de haver candeeiros a petróleo e luz elétrica.
- O Alecrim e as Lavandas silvestres: com perfume forte e duradouro o alecrim e os rosmaninhos são duas plantas medicinais que resistem a quase tudo, e por isso mesmo simbolizavam no ramo do dia das espigas a força, a resistência, a saúde e alegria!
Avani Ancok - Associação Fazedores da Mudança 21 Maio 2020