- By Super User
- Visualizações: 1225
INFORMAÇÃO DE SAÚDE: Mais Transparência, Melhor Decisão
Sabias que tens direito à tua informação de saúde?
Sabias que tens direito à tua informação de saúde?
No passado dia 3 de Janeiro, o Grupo de Trabalho dos Utentes (GTU) enviou para o Presidente dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) o Relatório de Atividade de 2016.
Partilhamos o email enviado ao Presidente dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), no dia 2 de Janeiro do corrente ano:
"Estimado Prof. Henrique Martins,
é com um profundo sentido de dever cumprido que me dirijo a si, pela última vez, enquanto coordenadora do Grupo de Trabalho dos Utentes (GTU).
Passou cerca de ano e meio desde a primeira vez que reunimos, e aceitei, enquanto presidente da Associação Fazedores da Mudança, o desafio de coordenar o agora designado Grupo de Trabalho dos Utentes. Confesso que, naquele momento, não fazia a mínima ideia do tamanho do compromisso que tinha acabado de assumir, mas o senhor tem o dom de ver muito além do "comum dos mortais" e a capacidade de mobilizar. Para me acompanhar nesta saudável loucura, formulámos convites e o Grupo constituiu-se.
No Grupo, em conjunto, crescemos, aprendemos, estivemos mais ou menos presentes, mas sempre juntos numa relação de cooperação e compreensão, no cumprimento do compromisso assumido. Enquanto espaço de participação dos utentes, o grupo definiu-se, experimentou, redefiniu-se e estabilizou, superando-se a ele próprio e oas seus próprios limites.
Chegados aqui, com todo o processo desenvolvido e que o senhor tão bem soube acompanhar e apoiar, penso que não vale a pena dizermos mais nada.
"Simples, pequeno, com quem estamos, onde estamos...no fluir da vida" é o lema da associação, tão bem recebido no seio do GTU. Preparámos o "terreno", lançámos as sementes e agora é preciso cuidar das condições, para que elas possam brotar, crescer e darem os seus frutos. Contamos consigo, para o efeito.
Da nossa parte, resta-me seguir caminho sabendo que, como diz Eduardo Galeano..."muita gente pequena, em lugares pequenos, fazendo coisas pequenas, podem mudar o mundo.". Estamos juntos.
Pelo privilégio e pela oportunidade dada à Associação Fazedores da Mudança, o nosso profundo agradecimento.
Tudo de BOM
Paula Alves"
Da Participação à Ação: Um Roteiro de Recomendações, é o documento que em jeito de revista, já foi presente ao Presidente dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) que o enviou para o Gabinete do Ministro da Saúde.
No passado dia 22 de agosto de 2016 foi publicada, em Diário da República, a nova Lei de Acesso aos Documentos Administrativos (LADA).
A Associação Fazedores da Mudança participou na Mesa - Portal SNS e Repositório de literacia, na Conferência UMA NOVA AGENDA - Reformas de proximidade centradas no percurso de vida das Pessoas, que decorre hoje e amanhã, na Escola Superior de Enfermagem de Lisboa.
Partilhando os resultados do processo participativo desenvolvido no âmbito do Grupo de Trabalho dos Utentes dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, foi dado enfoque à necessidade de se redefinir a arquitetura do SNS.pt para que realmente seja dirigido às pessoas com as suas diferentes necessidades de informação e expetativas, com um destaque para a necessidade de um SNS.pt Jovem com conteúdos informativos e chat online dirigidos aos jovens; de conteúdos informativos para crianças e ligação destes aos ciclos de ensino.
Esta conferência pretende fazer um ponto de situação e apontar pistas para uma nova agenda das Reformas de Proximidade, abordando temas como: Percursos de vida e literacia em saúde; Gestão dos Percursos em cuidados de saúde; Instrumentos para a gestão dos percursos; Os desafios da morbilidade na Europa; Qualificação dos espaços de atendimento do SNS - literacia e gestão dos percursos; Incorporação da inovação na gestão dos percursos do SNS; e Integração de cuidados no SNS.
Para o encerramento desta iniciativa, estarão presentes o Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, e o Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, sinal positivo de uma maior integração das politicas de saúde e educação.
A convite da Ordem dos Enfermeiros - Secção Regional da Madeira - a Associação Fazedores da Mudança participou no Simpósio sobre Tele-Saúde / e-Health, dando o seu contributo para a reflexão sobre a Plataforma de Dados para a Saúde (PDS) a partir da perspetiva do cidadão.
A Madeira foi pioneira no que concerne ao desenvolvimento de um sistema de informação que concentra toda a informação do cidadão / utente num mesmo registo, quer se tenha ido ao hospital, ao centro de saúde ou qualquer outro serviço do SNS, em toda a região.
Neste momento, todos os dados dos madeirenses estão a transitar para a PDS nacional e esperemos que esta possa seguir o exemplo da Madeira e caminhar para a integração de todos os nossos registos num único.
No passado dia 22 de agosto de 2016 foi publicada, em Diário da República, a nova Lei de Acesso aos Documentos Administrativos (LADA).
Para uma reflexão e definição de estratégias centradas nas pessoas, realizou-se no passado dia 26 do corrente na Escola Superior de Enfermagem de Lisboa - Polo Artur Ravara, o workshop Percursos de Vida, Literacia em Saúde e Espaços de Atendimento no SNS, organizado pelo Programa Nacional de Educação para a Saúde, Literacia e Autocuidado.
Neste workshop, participaram profissionais de saúde, dirigentes, representantes de associações e dos cidadãos. A discussão decorreu em torno dos temas Percursos de Vida, Repositório de Literacia em Saúde e Espaços de Atendimento. No final dos trabalhos fez-se uma síntese dos principais contributos que iriam depois dar forma a um conjunto de propostas a apresentar na Conferência a realizar a 18 e 19 de Outubro do corrente ano.
A Associação Fazedores da Mudança teve o privilégio de participar, a convite do coordenador nacional do programa acima referido, professor Constantino Sakellarides.
"O acesso facilitado a informação de saúde faz de nós hoje cidadãos mais exigentes e críticos, o que tem implicações na relação entre médico e doente.